Conheça nossos palestrantes

Adriana Ramos


Comunicadora, especialista em políticas ambientais e coordena o Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA). Atua há 25 anos no monitoramento das políticas socioambientais em articulação com a sociedade civil e outros segmentos para defesa dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais. Ex membro da Direção Executiva da Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e ex-representante da sociedade civil no Comitê Orientador do Fundo Amazônia (COFA)

Afonso Sartorio

Líder do setor de Metais & Mineração na América do Sul – EY, possui 28 anos de experiência em Consultoria em Gestão e Tecnologia.É o sócio responsável pelo setor de Mineração e Metais na América do Sul. Atuou na liderança de prestação de serviços em Mineração e Metais, Óleo e Gás e Petroquímica. Especializado no desenvolvimento de soluções de negócio para aumentar o desempenho de áreas operacionais, de logística, suprimentos e administrativo-financeiras de grandes empresas em âmbito nacional e global.Liderou grandes projetos de análise, desenho e implementação de soluções de negócio e tecnológicas para melhorias em cadeia de valor.Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, tem MBA Executivo pela COPPEAD, Especialização em Finanças pela FGV/SP e é Analista de Sistemas pela PUC/RJ. Antes da EY, trabalhou por mais de 23 anos na Accenture, onde liderou práticas de consultoria para finanças e desempenho empresarial; indústria de base; e soluções industriais.

Alberto Carlocchia

Alberto Carlocchia, atual presidente da Câmara Argentina de Empresários da Mineração, atua como Gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Patagonia Gold.   É advogado formado pela Universidad Católica Argentina, mediador e negociador formado pelo CMI International Group (Harvard -EUA).   Possui mais de 20 anos de experiência na indústria de mineração, atuando em diversos projetos e participando ativamente de Câmaras e entidades setoriais.

Aldo Aparecido Junior Souza 

É Diretor Técnico, de Projetos e Sustentabilidade – Anglo American. Ele também é vice-presidente e membro do comitê de investimentos da Fundambras – instituição responsável pela administração do fundo de pensão da Anglo American no Brasil. Aldo ingressou na Anglo American em 2011 e ocupou cargos em Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Desenvolvimento de Projetos de Capital, Desempenho Social, Saúde e Segurança.

Alessandro Henrique Medeiros Silva

Geólogo p/Unesp e Mestre em Geociências pela Unicamp Certificado em Práticas Gerenciais pela Universidade de Cape Town e em Geoestatística para Mineração da Universidade de Alberta Canadá, atua na indústria de mineração nos últimos 20 anos em avaliação de recursos e reservas para projetos e operações nas substâncias Ouro, Prata e Cobre. É Fellow do AusIMM Austrália. Profissional Qualificado Registrado pela CBRR. É Profissional Registrado na SME Estados Unidos em Geologia e Avaliação de Recursos

Alexandre Vidigal de Oliveira

Jurista e gestor público, é Secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Presidente do Conselho Fiscal da Pré-Sal Petróleo-PPSA, Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM e Coordenador- Geral do Grupo de Trabalho-15 (Mineração), do Mercosul. Exerceu o cargo de Juiz Federal por quase 28 anos, até janeiro de 2019, tendo atuado em Brasília, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul

Alex Macedo

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Almirante Bento Albuquerque

O Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque, é carioca, 62 anos. Foi Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, ocasião em que esteve à frente do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e do Programa Nuclear da Marinha (PNM), os principais Programas Estratégicos da Marinha

 

André Assis

É professor titular da Universidade de Brasília (UnB), atuando nas áreas de túneis, barragens e gestão de riscos geotécnicos. Graduou-se pela própria UnB (1980) e obteve seu doutorado pela Universidade de Alberta, Canadá (1990). Foi professor visitante na Universidade de Nevada, EUA e no Instituto Federal Tecnológico de Lausanne, Suíça. Foi presidente do Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS)

Andre Janousek

Formado em engenharia elétrica pela USP São Carlos, com especialização em Black Belt Six Sigma na Motorola University e MBA em Vendas e Marketing, atua há 25 anos em empresas de tecnologia, e por muito tempo conectando-as a diversos segmento de mercado. Especializado em desenvolvimento de negócios de serviços técnicos customizados de engenharia, tem trabalhado fortemente no segmento automotivo para conectar ICTs aos usuários da fomentos para P&D

Annemarie Richter

Professora, palestrante, consultora de empresas e mediadora de conflitos. Relações públicas, Mestre em Mediação e Resolução de conflitos pela Universidade Iberoamericana, atua há 15 anos estabelecendo relacionamentos entre empresas e comunidades. Nos últimos 5 anos tem se dedicado à compreensão dos conflitos e na curadoria de metodologias e técnicas que auxiliem os mediadores na resolução de conflitos corporativos, socioambientais e de múltiplas partes

Antonio Carlos Tramm

Antonio Carlos Tramm assumiu a CBPM em março de 2019. Antes disso, presidiu a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) e exerceu diversas funções no setor público, como Secretário de Turismo, Secretário de Transportes de Salvador e Diretor Comercial da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). Na iniciativa privada, atuou em diversas empresas e desenvolveu projetos como a incorporação imobiliária do bairro Caminho das Árvores e implantação do Porto Seco Pirajá.

Arthur Liacre

Vice-Presidente de Assuntos Corporativos & Sustentabilidade e Estratégia & Desenvolvimento de Negócios da Mosaic Fertilizantes. Mestre em Administração pela ESCP Business School Europe e em Relações Internacionais pela Columbia School of International and Public Affairs. Possui ampla experiência em Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Assuntos Corporativos (Relações Governamentais, Comunicação e Desempenho Social e Investimento) em diversas localidades (Europa, EUA e Brasil) nos setores de Recursos Naturais, Agricultura e Infraestrutura. Atualmente, na Mosaic Fertilizantes, lidera as áreas de relações governamentais, sustentabilidade, performance social, comunicação, estratégia e desenvolvimento de negócios. Antes disso, Liacre liderou a área de Relações Corporativas na Anglo American. Além de presidir o Sinprifert, é também membro do Conselho do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) e da Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos).

Barbara Mattos

Barbara Mattos é Senior Vice President no grupo de Finanças Corporativas da Moody’s em São Paulo, Brazil, e é analista responsável pela análise de crédito e processo de ratings de um portfolio diversificado de empresas na América Latina, incluindo os setores de mineração, papel e celulose e proteína. Antes de juntar-se à Moody’s em 2011, Barbara trabalhou na FRAM Capital como analista de equities, e no Banco ABN Amro, na área de planejamento estratégico/relações com investidores.

Ben Chalmers

Since joining MAC in 2011, Ben has been responsible for the Towards Sustainable Mining (TSM) initiative, MAC’s award-winning program focused on enabling mining companies to meet society’s needs for minerals, metals and energy products in the most socially, economically and environmentally responsible way. In 2018, Ben took on the role of Senior Vice President and is also responsible for overseeing MAC’s work related to Indigenous Peoples, Public Affairs & Communications and Government Relations

Bráulio de Freitas Pessoa

Graduado em Química Industrial pela UFOP, em 2006, tem especialização em estatística (Lean Six Sigma). Ampla capacitação na área estatística com foco em QA/QC Avançado para Indústria Mineral e para Laboratórios, Validação de Metodologias, Estimativa de Incerteza de Medição e Controle Estatístico de Processos. Amplo conhecimento de metodologias analíticas destinadas a minérios, concentrados e ligas, com ênfase em: ouro, ferro, cobre, bauxita, níquel, manganês, nióbio e Terras Raras.

Brunella Veloso

Analista de comunicação na Levant Ideias. Mestre em História, pela Universidade de Lisboa (Portugal). Graduada em Comunicação Social Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará. No âmbito acadêmico da Comunicação participou de projetos de pesquisa com ênfase em Amazônia e rádios comunitárias em áreas de conflito socioambiental. Possui 12 artigos científicos publicados em livros, revistas e eventos científicos. No âmbito profissional tem experiência em assessoria de comunicação e divulgação da ciência, tendo atuado em agências de comunicação e instituições científicas.

Bruno Gomes

Sociólogo pela Universidade de Sorbonne, mestre em Geopolítica pela Universidade de Paris 8. Sócio da Humana (www.humana.net.br), tem mais quinze anos de experiência na elaboração e implementação de projetos, na realização de pesquisas e na articulação de parcerias estratégicas entre empresas, poder público e sociedade-civil, com foco no desenvolvimento dos territórios, principalmente no contexto de grandes empreendimentos.

Bruno Peixoto

Gerente de Tecnologia – Sotreq, responsável por selecionar e direcionar as oportunidades de vendas de tecnologia para clientes corporativos de mineração. Desenvolve estratégia de vendas para o negócio de mineração do Brasil. Sempre interessado em novos projetos, bem como na interação próxima com os fabricantes OEM.

Camilo de Lelis Farace

Administrador de Empresas, com especialização em Gestão Avançada (Insead/FDC), Skills Tolls and Management (Kellog School/FDC), Gerenciamento e Desenvolvimento (Universidade de Cape Town) e MBA em Finanças (IBMEC). Está na AngloGold Ashanti há 30 anos, tendo exercido em sua carreira executiva posições estratégicas nas áreas de gestão, finanças e operação em diferentes unidades do grupo no Brasil. É membro do Conselho Diretor do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração)

Carlos Eduardo Pereira

Professor Titular da Escola de Engenharia da UFRGS – Departamento de Engenharia de Automoção, possui título de Doutor em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, bem como de Mestre e Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica respectivamente pela UFRGS, RS. Foi pesquisador visitante do United Technologies Research Center (UTRC) Hartford, Connecticut, Estados Unidos, no período de 2000 a 2001

Carlos Henrique Medeiros

Eng. Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Graduado em 1975, M.Sc. em Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo – USP. Conclusão: 1985 e Ph.D. in Geotechnical Engineering, University of Newcastle upon Tyne (Inglaterra) Ex-Professor Titular das Disciplinas: Fundações e Obras de Terra, Barragens de Terra e Mecânica dos Solos e Tópicos Especiais de Geotecnia (Geotecnia Ambiental). UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana.

Carlo Pereira

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, com atuação em organizações públicas, privadas e da sociedade civil. No Pacto Global, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe. Mestre em Ciência pela USP, possui MBA em Sustentabilidade, pela University of Lüneburg, e especialização em International Leadership Training, pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ.

Celeste Queiroz

Geóloga, atua na indústria há mais de 20 anos. Desde 2001 na Vale, liderou o time de Estimativa de Recursos da Exploração e dedicou-se à normatização do processo global de Gestão de Recursos e Reservas. Membro fundadora da CBRR (PRQ017019) ocupa atualmente o cargo de VP do Conselho Diretor

Claudinete Colé

Coordenadora Administrativa da Arqmo. Associação que representa 37 Quilombos no município de Oriximiná

Claudio Bressan Vieira

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios. Profissional com vivência na indústria automotiva, nas áreas de: manufatura, qualidade, desenvolvimento e aplicação de produtos. Atua como Consultor de Negócios e Projetos de Inovação, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria, através do uso de novas tecnologias e dos preceitos da Manufatura 4.0.

Corrine Ricard

Corrine Ricard é responsável por liderar a estratégia de expansão e transformação da empresa no Brasil, com o objetivo de impulsionar os negócios no Brasil e Paraguai, focando em iniciativas de eficiência operacional, inovação, diversidade e sustentabilidade. Com vasta experiência no agronegócio, Corrine ocupou anteriormente cargos de liderança na Mosaic nas áreas Comercial e Supply Chain, Recursos Humanos, Vendas e Distribuição Internacionais, Desenvolvimento de Negócios e Gestão de Risco

Daniel Lopes Martins

Chief Information Officer da CBMM. Vinte anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, Daniel Martins possui sólida experiência em gestão de infraestrutura e segurança da informação, além de desenvolvimento, redesenho e melhoria de processos em diversas áreas, como supply chain, contabilidade, comercial, produção e engenharia. Daniel habilitou soluções internacionais como redesenho de processos e implantação de SAP, Ariba, Analytics, Salesforce, Aveva no Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Holanda, Singapura e Suíça.

Daniele Macedo

Bacharel em Direito e Relações Internacionais -Universidade Católica de Brasília. Pós Graduada em Direito Público e Direito Penal – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Representou o Brasil perante a Rede de Recuperação de Ativos do GAFILAT/UNODC. Esteve lotada na Coordenação-Geral de Recuperação de Ativos e Cooperação jurídica Internacional em Matéria Penal que constitui área responsável pela análise e tramitação dos pedidos de cooperação jurídica internacional em matéria penal

Davi Bomtempo

Economista, com mestrado em Administração Pública – Políticas Públicas (EBAPE/FGV-RJ). Está na Confederação Nacional da Indústria desde 2005 e, atualmente, é gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Lidera as agendas de recursos hídricos, biodiversidade, licenciamento ambiental, florestas, resíduos sólidos, mudança do clima, produção e consumo sustentáveis e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Secretário Executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI e representante da CNI em outros fóruns de meio ambiente

Edson Ribeiro

Edson Ribeiro tem mais de 30 anos de experiência na indústria de mineração, tendo dedicado a maior parte de sua carreira à exploração e avaliação de recursos minerais, cobrindo uma ampla diversidade de commodities e estilos de depósitos localizados nas Américas, África e Australásia. Graduado com um grau de bacharel em Geologia pela Universidade de São Paulo em 1987, obteve seu diploma de mestrado em Metalogênese pela Universidade de Campinas (São Paulo, Brasil) em 1994.

Eduardo Andrzejewski

Tractebel Engineering Ltda, Gerente da Área de Geração Térmica e Energias Renováveis

Elmer Prata Salomão


Geólogo formado pela Escola de Minas de Ouro Preto Sua experiência profissional abrange as áreas acadêmica, empresarial, de administração pública, economia e política mineral, além de representação de classe Foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia e Diretor Geral do DNPM É ex-presidente e atual conselheiro da ABPM Participou da montagem e do funding da Verena Minerals atual Belo Sun BSX-TVX Hoje gerencia várias empresas de exploração e produção mineral (diamante, Manganês, Terras R

Eduardo Melo

Engenheiro Químico pela Escola de Engenharia da UFMG. MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2017). Black Belt, Six Sigma pela Werkema Consultores. Pós-Graduado em Gestão de Laboratórios pela UNICAMP. Trabalhou na área de fornecimento de para indústrias automobilísticas e em grandes empresas do setor mineral, como MBR, VALE e MMX e desde 2011 trabalha na CSN Mineração e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Laboratórios, Qualidade e Desempenho Operacional da CSN Mineração.

Eugenio Singer

Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia Nuclear e Doutorado em Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos. Um executivo que liderou as maiores empresas de consultoria ambiental no Brasil. Com especialização em energia e recursos naturais, é um especialista em EIA, Gestão de Sistemas de EHS, fusões e aquisições, auditorias de conformidade, arbitragem, respostas a desastres e emergências ambientais

Fábio Abdala


Fabio Abdala, 50, cientista social (PhD em relações internacionais); pai do Nicolas e do Vinicius. Gerente de Sustentabilidade da Alcoa, conselheiro em comitês de empresas e associações, como o Instituto Alcoa, Mineração Rio do Norte, ABAL, PPA, Ethos e CEBDS. Atuou em ONGs, governos e academia. Blog: http://fabioabdala.wordpress.com.

Fernando Otero


Gerente de Planejamento e Avaliação de Sustentabilidade da Vale responsável pelo planejamento estratégico e integrado dos investimentos socioambientais da empresa, visando o desenvolvimento territorial das regiões influenciadas pela mineradora. Desde 2011 liderou iniciativas para estruturar e reportar a índices de Sustentabilidade externos incluindo a elaboração do Relatório de Sustentabilidade (GRI) da Vale

Flavio Ottoni Penido


Engenheiro de Minas pela UFMG Pós-graduado em Engenharia Econômica INEA/UFMG. Diversos cursos de extensão no Brasil e exterior. Profissional de Investimento Certificado (CNPI) – MG-4310 Ocupou os seguintes cargos: Diretor de Desenvolvimento da Minerações Brasileiras Reunidas – S.A. MBR. Diretor Presidente da Vanádio de Maracás. Diretor da Companhia Mineradora de Minas Gerais. Sócio fundador da empresa OPEN Brasil & Associates. É o atual Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Gabriel Maldonado


Mestre em Direito (USP). Advogado e internacionalista com atuação concentrada nas áreas ambiental e regulatória.

Giorgio De Tomi


Giorgio de Tomi é engenheiro de minas pela USP, com mestrado pela Southern Illinois University e PhD pelo Imperial College de Londres.É Professor do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP e diretor do NAP.Mineração, o Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP. É Fellow do Institute of Mining, Minerals and Materials da Inglaterra, Chartered Engineer pelo Engineering Council da Inglaterra e Conselheiro da CBRR.

Guilherme Abreu


Graduado em Eng Industrial Mecânica pela Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (1993) Mestrado em Meio Ambiente pela UFMG (1997); Especialização em Administração Empresarial pela FDC (2003) e Doutorado em Transmissão e Conservação de Energia pela UNESP (2011). Possui larga experiência em meio ambiente e sustentabilidade na indústria do aço, iniciando sua carreira em 1986 em produtoras de aço de grande porte no Brasil e representando o setor em diversos fóruns nacionais e internacionais

Guido Penido

Coordenador Técnico do Projeto PMR Brasil, Banco Mundial. É economista pela UFRJ e mestre em economia pela EPGE/FGV. Anteriormente, foi pesquisador da FGV e consultor na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Possui experiência nos campos de desenvolvimento econômico, avaliação de politicas públicas e economia ambiental.

Guillaume Légaré


Head da Toronto Stock Exchange (TSX) e TSX Venture Exchange (TSXV), na América do Sul, com sede em Lima, Peru. Responsável por desenvolver e manter relacionamentos com empresas privadas, possíveis emissores e influenciadores da região, com o objetivo de identificar as principais empresas a serem listadas nas Bolsas de Valores e apoiá-las durante o processo de listagem. Ele também lidera a estratégia multifacetada para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo.

Ivan de Araujo Simoes Filho


Ivan é Geólogo (Universidade de Nancy, França), doutor em Geofísica (Universidade Federal da Bahia), diplomado em educação executiva (Operations Academy) pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA) e em gestão sustentável pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e pela Universidade de Queensland (Austrália).

Ivan Rigoletto

Engenheiro Químico e de Segurança, MSc em Eng. Civil, Doutor em Eng. Mecânica (Unicamp), MBA em Gestão (FGV). No setor privado há 30+ anos nas áreas de Segurança e ESG. Diretor regional de Saúde, Segurança e Desenvolvimento Sustentável da Yamana Gold. Já atou no setor público, e é co-autor de 5 livros na área, um com prêmio Jabuti em C&T e outro publicado pela Universidade de Coimbra em Português e Inglês. Professor universitário desde 2010. Possui a medalha Centenário dos Bombeiros de Campinas.

João Meirelles Filho


escritor e ativista socioambiental. Nascido em São Paulo, há dezesseis anos vive em Belém, Pará. Como ativista socioambiental, há 36 anos dirige organizações da sociedade civil, especialmente o Instituto Peabiru, dedicado aos direitos dos povos tradicionais, direitos das crianças e adolescentes, responsabilidade social corporativa, conservação e pesquisa científica. Como escritor é autor de dezessete livros, entre os quais nove tratam da Amazônia, como o Livro de Ouro da Amazônia – Ediouro, 2004

Jorge Alex Athias


Jorge Alex Athias é advogado, professor adjunto aposentado e voluntário de Direito Ambiental da UFPa e sócio fundador de Silveira Athias Advogados. Mestre em Direito Constitucional Econômico e Membro da Academia Paraense de Letras Juridicas , do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros , e membro e ex- Presidente do IAP – Instituto dos Advogados do Pará . Integra a Comissão Nacional de Direito Ambiental do CF-OAB. É autor de livros e artigos jurídicos.

José Fernando de Mendonça Gomes Júnior


Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará • Vice-presidente executivo da Federação das Indústrias Minerais do Estado do Pará • Vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil-Estado do Pará (ADVB-PA) • 1o Vice-presidente do Centro Das Indústrias do Pará • 3o Vice-presidente da Associação Comercial do Pará • Gerente de Relações Governamentais da Vale do Corredor Norte • Membro do Conselho de Mineração da Confederação Nacional da Indústria

José Jaime Sznelwar


Superintendente de Produção Mineral – Agência Nacional de Mineração – ANM.

Julio Cesar Nery Ferreira


Julio Cesar, 65 anos, engenheiro de minas pela UFMG – 1978, atualmente diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM e Presidente do Conselho Diretor da CBRR. Foi Diretor operacional da Crusader do Brasil, responsável pelos licenciamentos ambientais da Vale S.A. em Minas Gerais, Diretor operacional da Cadam/PPSA, Gerente de desenvolvimento na MMX, Superintendente de operações no Complexo Pico e Vargem Grande, da MBR, além de Gerente Geral de Planejamento Operacional nesta empresa

Karen Gatti


Gerente de Comunicação da Mineração Rio do Norte – MRN, técnica em Química pela UFMG, graduada em Relações Públicas pela PUC-Minas, pós-graduada em Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos pelo IEC PUC-Minas e curso de extensão em Marketing Management pelo George Brown College/Canadá. Com mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação, Marketing, Branding e Customer Experience, já atuou em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.

Liliane Lana

Liliane Lana: jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial (PUC-Minas), especializada em Gestão para a Sustentabilidade (Fundação Dom Cabral) e MBA em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade de CapeTown, na África do Sul. Construiu sua trajetória profissional no segmento da mineração, atuando como gestora de Comunicação Empresarial e Relacionamento com Comunidades

Luiz Eduardo Osório

Diretor-Executivo de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Vale

Luiz Paniago Neves

Geólogo pela Universidade de Brasília (UnB – 2006), trainee e geólogo da Votorantim Metais (2007 – 2009), gerente de geoprocessamento da Agência de Meio Ambiente de Brasília (IBRAM – 2010), mestre em Geologia Econômica e Prospecção (UnB – 2011), especialista em recursos minerais, especialista em segurança de barragens (Universidade da Bahia – UFBA – 2013), coordenador de fiscalização de pesquisa mineral (ANM – 2015), gerente de segurança de barragens de mineração na ANM

Marcel Souza


Executivo empresarial no ambiente de grandes indústrias, com experiências de mais de 16 anos nesse mercado. Líder que já desenvolveu várias pessoas, realizou treinamentos, eventos de negócios e estabeleceu networking entre grandes indústrias. Participou da implantação dos principais projetos industriais no Pará, como Alcoa, SINOBRAS, Heineken, Vale (S11D) e UHE Belo Monte, que juntos somaram mais de 70 bilhões de investimentos. Atualmente, é executivo de gestão da REDES, uma iniciativa da FIEPA

Marcelo Moraes

Marcelo Moraes, brasiliense, é graduado em Administração de Empresas pelo UNICEUB, pós-graduado em Administração Pública pela FGV (CIPAD V) e bacharelando em Direito. Iniciou sua carreira profissional como empresário varejista, ainda na adolescência, em empresa familiar de Brasília. Sua primeira experiência na área de relações governamentais se deu no ano de 2000, ao assumir a Diretoria de Novos Negócios da Energética Tech Consultoria

Marcelo Mendo

Marcelo é sócio com atuação destacada nas áreas de Mineração e Ambiental. Representa clientes nacionais e estrangeiros em operações de fusões e aquisições e os assessorou em relação a questões regulatórias relacionadas a mineração e meio ambiente, envolvendo aquisição e venda de empresas de mineração e direitos minerários, bem como em procedimentos administrativos regulatórios e ambientais, judiciais e arbitrais, que envolvem empresas de mineração, energia, imobiliárias e de agronegócio, inclusive em projetos e empreendimentos relacionadas a pesquisa mineral, minas, barragens, usinas hidroelétricas, termoelétricas e solares/fotovoltaicas, parques eólicos, ferrovias, minerodutos, linhas de transmissão, portos, navios de transporte de mercadorias, estradas pedagiadas, terminais ferroviários, aeroportos e unidades industriais. É reconhecido como um dos principais profissionais de Energy & Natural Resources: Mining Department no Brasil pela Chambers and Partners e mining pela Whos Who Legal desde 2007, dentre outras publicações.

Marcelo Klein

Marcelo Klein, 52 anos, carioca, graduado em Química Industrial (PUC-RJ/1988) e em Engenharia Química (UFRJ/1990), pós-graduado em Engenharia Química (COPPE/UFRJ/1991), mestre em Ciências de Materiais (UFMG/2002) e MBA e Finanças Corporativas (IBMEC/2005). Ingressou na Vale em 1992, como trainee de nível superior, aonde desenvolveu toda sua carreira. Desde janeiro de 2019 lidera a reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

Marcio José Remédio

Mestre em Ciências no Programa de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos-EESC-USP; -Geólogo pelo Instituto de Geociências- USP Desde 2007 integra o quadro de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, desenvolvendo atividades em: Mapeamento geológico e de recursos minerais; Responsável técnico e administrativo de laboratório de preparação de amostras e litoteca do SGB em Araraquara-SP; Superintendente Regional para os Estados do MS, PR e SP

Marco Túlio de Mello

Doutor em Psicobiologia pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo Pós Doutorado pela UNIFESP; Pesquisador 1 A do CNPq; Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG; Diretor Técnico do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes – CEMSA; Membro Titular da Câmara Temática de saúde e Meio ambiente do CONTRAN, durante 16 anos, até 2018.

Maria Amélia Enriquéz

Economista, PhD em desenvolvimento sustentável. Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Autora do livro “Mineração –Maldição ou Dádiva” Ex-presidente e atual Conselheira Fiscal da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Entre 2009-2015 atuou como membro científico do Painel Internacional de Recursos (International Resources Panel), uma entidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Entre 2008 a 2011, foi assessora do Ministério de Minas e Energia (MME)

Marília Carvalho de Melo

Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) – COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Secretária Estadual de Meio Ambiente, já foi secretária adjunta e subsecretária de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do rio Verde

Mariana Galvão Lyra


Mariana G. Lyra é pesquisadora em políticas ambientais no departamento de estudos geográficos e históricos na Universidade da Finlândia Oriental (UEF). Ela também coordena o Instituto de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade desde 2019 na mesma universidade. Seus interesses de pesquisa são a indústria extrativa, conflitos com comunidades, e movimentos sociais contrário a projetos, principalmente em países em desenvolvimento

Marina Ferrara


Marina é advogada, mestre em Direito Empresarial, Executive MBA em Gestão Econômica de Recursos Minerais, pós-graduada em Direito Tributário, graduada em Direito e formada em gestão. É sócia do FERRARA BARBOSA Advogados e Consultores, fundadora da INSIGHT Educação Executiva e co fundadora do Instituto MULHERES MÚLTIPLAS. Destaque em 8 edições do Chambers and Partners (América Latina e Global), especialmente em mineração. Membro da Comissão de Direito Minerário da OAB/MG

Martha Seillier


servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Graduada em Economia e em Direito é também mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Ocupou de 2011 a 2016 o cargo de Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Em 2016, se tornou Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República. Em janeiro de 2019 assumiu a Presidência da INFRAERO

Miguel Antonio Cedraz Nery


Miguel Antonio Cedraz Nery, DSc Engenheiro de Minas (UFBA, 1983), Doutor Geociências (Unicamp, 1999) e Mestre em Administração e Política de Recursos Minerais (Unicamp, 1995). Tem 35 anos de atuação profissional, trabalhou no DNPM/ANM, foi Professor do IG/UFBA, Diretor Geral do DNPM e Diretor Executivo da ABDI. Atualmente, é Gerente Executivo da ABPM, Diretor da CBRR, e Consultor.

Nicky Black

Ela é responsável por fornecer liderança estratégica e operacional ao trabalho do ICMM nessa área, incluindo as habilidades para o futuro comum, relações com a comunidade, segurança e direitos humanos, governança de recursos fiscais e minerais. Nicky tem mais de 15 anos de experiência trabalhando em desenvolvimento sustentável. Antes de ingressar no ICMM, Nicky passou sete anos no Grupo de Empresas De Beers em Londres. Seu último papel com a De Beers foi como Head of Social Performance, responsável pelo programa de gestão social da empresa, relatórios e comunicações de sustentabilidade, e trabalhando com a diretoria e comitê executivo para definir e alinhar a estratégia de sustentabilidade. Nicky é doutora em Gestão Estratégica pela Universidade de Waikato, na Nova Zelândia, mestre em Sociologia Política pela Universidade McGill no Canadá e graduada em Ciências Humanas pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Otavio Carvalheira

Otavio Carvalheira foi nomeado VP de Operações Brasil & Oriente Médio em maio de 2020 e é Presidente da Alcoa no Brasil desde 2016. É membro do Conselho de Administração da Mineração Rio do Norte (MRN) e representa a Alcoa no Conselho da AWA LLC. Ele é presidente do conselho do Instituto Alcoa e da Alcoa Previ (plano de pensão da Alcoa para funcionários brasileiros); é membro do conselho da Alcoa Foundation; e é Presidente do Conselho Administrativo da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio)

Owen Hatton


Owen is an exploration geologist with over 20 years experience in the exploration for and evaluation of base and precious metals projects in various regions. Having worked throughout Australia, the SW Pacific, South America (principally Chile, Mexico, Argentina) and now Brasil, he has developed an understanding of the importance of good geological knowledge in the detailed assessment of the potential of mineral projects at every stage from generation to resource definition

Pablo de La Flor


Mr. Pablo de la Flor currently serves as Executive Director of Peru’s Mining and Energy Society. Previously he worked as VP of Corporate Affairs at Banco de Credito and VP of Environmental and Corporate Affairs at Antamina Mining Company. He has also served in government, as Vice Minister of Foreign Trade, Chief Trade Negotiator, Vice Minister of Integration & Tourism, and Director for the Reconstruction.

Paula Azevedo de Castro 

Paula Azevedo de Castro é Of Counsel da área de Direito Minerário do Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados. Representa clientes nacionais e estrangeiros em operações de fusões e aquisições e os assessorou em relação a questões regulatórias relacionadas a mineração, envolvendo aquisição e venda de empresas de mineração e direitos minerários, bem como em procedimentos administrativos regulatórios, que envolvem empresas de mineração, energia, inclusive em projetos e empreendimentos relacionadas a pesquisa mineral, minas, barragens, usinas hidroelétricas, ferrovias, minerodutos, linhas de transmissão e unidades industriais. É conhecida pelo conhecimento de primeira linha na regulamentação da segurança de barragens de rejeitos de mineração.

Paulo Fernando Ravacci Pires


Géologo formado Unesp (1992) com Mestrado (1996) e Doutorado (2004) pela Unicamp na área de Metalogênese. Desde 2005 ocupa o cargo de gerente de exploração na Votorantim Metais / Nexa resources. Atuou em várias empresas do setor mineral, destacando (Santa Elina, Golden Star, IAMGOLD, Vale, Yamana, Votorantim Metais e Nexa Resources). Durante mais de 25 anos no setor mineral trabalhou com Au, PGEs, Cu, Zn, Pb, bauxita e fosfato).

Paulo Henrique Soares 

Em novembro de 2016 assumiu a Diretoria de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração com o desafio de trabalhar a reputação do setor. Foi eleito profissional do ano pela Aberje em 2013 e 2015.  Está na lista do “100 Comunicadores Mais Influentes do Mundo” segundo o PRovoke (The Holmes Report) por seis anos consecutivos (2015 – 2020). Membro do LiderCom da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).  Possui o título de ABC (Accredited in Business Communication) conferido pelo IABC.   Paulo Henrique faz parte do Conselho Consultivo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Minas Gerais (2019 – 2021). É professor de Comunicação, palestrante e já escreveu vários artigos acadêmicos.  É Faculty Member do Centre for Strategic Communication Excellence (CSCE) baseado na Austrália.    É advisor de uma startup de Comunicação Interna – Simplifica.ci  e outra de dados – DataSprints.  Paulo Henrique é co-autor do livro “Sem megafone, com smarthphone – práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”

Paulo Serpa


Paulo Serpa é um profissional sênior voltado para a realização, com liderança e habilidades gerenciais excepcionais. Possui vasta experiência na liderança e gestão de empresas de mineração no Brasil e no exterior, em todas as fases de um projeto: exploração, desenvolvimento, construção, startup e operação. Paulo tem experiência multifuncional em várias competências corporativas e gerenciais

Rachel Starling

Bacharel Geografia UFMG, pós graduada em solos e meio ambiente. Curso de Gestão Havard Bussiness School On line. 20 anos de experiência em sustentabilidade e licenciamento socioambiental. Trabalhou no setor de geração de energia renovável. Hoje atua como diretora interina na Fundação Renova, responsável por programas reparatórios e compensatórios nas temáticas ambientais, saúde, povos tradicionais, educação, turismo, cultura e economia. Responde pelo Licenciamento e reparação ambiental.

Rafael E. Kieckbusch

Economista, mestre e doutor em engenharia de produção pela UFSC. Representante do setor industrial na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) e no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Renata Gonçalves Penna


Graduada em Engenharia Química pela UFRJ em 1997, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV (2002) e mestrado em Engenharia de Materiais pela UFOP (2010). Iniciou a carreira na Bayer SA, onde trabalhou com projetos de engenharia em diversas unidades do complexo industrial. Desde 1998 trabalha na Vale, tendo atuado por 18 anos nos Laboratórios de Controle de Qualidade tanto nas Minas como na Pelotização

Ricardo Ribeiro Rodrigues


Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP e foi Coordenador do Programa BIOTA da FAPESP. É coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP: www.lerf.esalq.usp.br). Orientou 96 profissionais nos níveis de Ms, Dr e PD. Publicou 206 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 98 livros e capítulos de livros. No LERF coordena o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais

Richard Ridout


Richard Ridout is the Head of Climate, Energy and Low Carbon at the British Embassy in Brazil. Currently, he coordinates the work towards the Climate Conference to be held in Glasgow in 2021, the COP26. MBE has 15 years experience working on international foreign and domestic policy issues, including political, economic and Prosperity issues, Climate Change and Energy, Security and Counter-Terrorism, Justice and Home Affairs and EU development support

Roberta Cantelmo


Controller na CMOC Brasil. MBA pela USP – Universidade de São Paulo e bacharelado em Contabilidade pela mesma universidade. Sólida experiência como Controller, atuando nos últimos 19 anos em empresas multinacionais de grande porte. Na CMOC atua na liderança de Compliance, Controles Internos, Gestão de Riscos, Contabilidade e Tesouraria. Foi também líder do projeto de implantação da CSOX (SOX chinesa) na CMOC Brasil em 2017.

Roberto Perez Xavier


Roberto Perez Xavier é Professor Titular (MS-6) na Área de Geologia Econômica do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), aposentado desde 04/05/2020. Possui bacharelado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Geociências (Mineralogia e Petrologia) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Geologia pela University of Southampton (1991) – Reino Unido.

Rodrigo Botero García


Rodrigo Botero García é zootécnico pela Universidade Nacional da Colômbia com mestrado em Desenvolvimento Sustentável de Sistemas Agrícolas, Ciências Agrárias e Estudos Ambientais pela Universidade Javeriana. Tem focado sua atuação profissional na promoção de estratégias de planejamento intersetorial do território no campo da gestão ambiental, facilitando a articulação entre autoridades de diferentes níveis, organizações sociais e povos indígenas, entre outros atores.

Rodrigo Justos


É engenheiro agrônomo e advogado, especialista nas áreas ambiental e fundiária, nas quais atua desde 1992. Atua nas áreas administrativa e judicial, nas áreas de biodiversidade, recursos florestais, patrimônio genético, licenciamento ambiental e mudanças climáticas. Além da advocacia e consultoria ambiental, é Assessor Técnico Sênior da CNA na área ambiental.

Rose Hofmann


Servidora de carreira da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2015, atuando na área de meio ambiente e direito ambiental, organização territorial, desenvolvimento urbano e regional. Já ocupou também o cargo de Diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi Especialista em Regulação na Antaq e analista ambiental no Ibama e na Companhia Paranaense de Energia (Copel)

Sérgio Andrade


Diretor Executivo da Agenda Pública. Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Negociações Internacionais (UNICAMP/UNESP). Recebeu o prêmio de Empreendedor Social do ano pela Folha de São Paulo. Integra a rede global de empreendedores da Schwab Foundation, do Fórum Econômico Mundial. É membro do Conselho Nacional de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção

Thais Laguardia


Medica de formação, especializada nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente, qualidade assegurada do produto, gestão social e outros temas de sustentabilidade. Propósito de trabalho focado em prevenção e co-criação de legados nas empresas e comunidades onde atuo. Atuação em empresas de grande porte, como Unilever, Vale e Nexa Resources.

Thiago Ojea


Thiago Ojea has joined Goldman Sachs & Co in August 2018 to cover LatAm Metals & Mining and Pulp & Paper sectors. Before joining the firm, Thiago worked at Citigroup for 7 years covering LatAm Metals & Mining sector. Previously, Thiago worked at Monitor Group and Bradesco S.A. He earned a degree in Business Administration from Universidade de São Paulo and an MBA from the University of California Berkeley

Tom Butler


Tom has been CEO of ICMM since July 2015. Before that, he spent 18 years with the International Finance Corporation (part of the World Bank Group) in the infrastructure and natural resource teams, focused mainly on mining and power projects in Africa. From 2011, Tom was IFC’s Global Head of Mining, where he led a multi-disciplinary team of specialists responsible for IFC’s financing of mining exploration and development in emerging market countries

Vicente Manzione Filho


Sócio fundador da Gestão Origami e consultor sênior em desenvolvimento sustentável com mais de 15 anos de experiência na integração da sustentabilidade na estratégia de organizações nacionais e multinacionais. Atua em projetos de estratégia ESG, avaliação de riscos da mudança climática, elaboração de relatórios, treinamentos e engajamento de stakeholders.

Víctor Rodríguez


Víctor é Consultor Principal da CRU desde 2016. Ele é responsável pelo desenvolvimento de negócios e gestão de projetos de consultoria em questões estratégicas na indústria de mineração e metais. Participa regularmente como palestrante em eventos e seminários na América Latina. Antes da CRU, ele trabalhou por mais de 10 anos em duas siderúrgicas de classe mundial na Argentina, Emirados Árabes Unidos e Ucrânia, ocupando posições de liderança em Planejamento, Estratégia e Marketing

Vivian MacKnight


Formada em economia pela UFRJ e é mestre pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia COPPE UFRJ. Possui experiência como consultora técnica na indústria de mineração. Representou a Vale no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, compôs a delegação brasileira nas negociações da Organização Marítima Internacional (IMO) apoiando a definição das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa da navegação internacional

Wagner Araújo Nascimento


Máster em Engenharia Geotécnica pela PUC/MG Mestrando em Geotecnia pela UFOP Engenheiro de Segurança do Trabalho pela FACAM Graduado em Engenharia de Minas pela UFOP Especialista em Recursos Minerais pela ANM – Agência Nacional de Mineração Professor nos cursos de extensão: Segurança de Barragens – Aspectos Técnicos e Legais, Projetos Técnicos da Mineração, Processo Administrativo Minerário, Desmonte de Rochas e Operações Mineiras, Licenciamento na ANM, Licenciamento Ambiental na Mineração

Wilfred Bruijin


Wilfred Bruijn (Bill) conduz negócios de níquel e minério de ferro (Minas-Rio). Ele tem mais de 25 anos de experiência no ramo da mineração. Antes de ingressar na Anglo American, foi o principal executivo da Mineração Usiminas, uma joint venture no Brasil entre a Usiminas e a Sumitomo. Formado em matemática, Bill começou a carreira no mercado financeiro. Sua primeira experiência com o setor mineral foi em 1992, quando ingressou na Minerações Brasileiras Reunidas (MBR)

Wilson Brumer


É Gestor da B&P Investimentos e Participações e também Consul Honorário do Japão em Belo Horizonte. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da Direcional Engenharia SA, Presidente do Conselho do IBRAM, Membro do Conselho Consultivo da Transpes e Vice-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas. É também cofundador da Ômega Energia Renovável S.A.