ÁREA EXCLUSIVA PARA JORNALISTAS

A EXPOSIBRAM 2020 FOI ENCERRADA EM 26/11/2020.
VEJA OS PRINCIPAIS MOMENTOS NO CANAL YOUTUBE DO PORTAL DA MINERAÇÃO.
LEIA AS MATÉRIAS SOBRE O EVENTO CLICANDO AQUI.

Agência oficial de comunicação da EXPOSIBRAM desde 2007.

Entre em contato:

Raquel Cotta – 61 99240-7988 (WhatsApp) // e-mail raquel@ptexto.com.br
Sergio Cross – 61 98163-0666 (WhatsApp) // e-mail sergio@ptexto.com.br
Sede Belo Horizonte – 31 3223-6751 (horário comercial)
e-mail Assessoria: comunicacao@ibram.org.br

Temas em destaque na EXPOSIBRAM 2020 para a cobertura jornalística

Institucional & Negócios

– Economia Mineral: mercado de commodities minerais e as principais tendências atuais para a mineração;

– Lançamento da publicação ECONOMIA MINERAL 2020, com dados gerais sobre a indústria da mineração brasileira e perspectivas;

– Apresentação de projetos minerários – expansão e novos empreendimentos – e investimentos pelas mineradoras do Brasil e de outros países nos estandes da feira internacional de negócios e no Congresso Brasileiro de Mineração;

– Apresentação e debate sobre iniciativas para aportes de investimentos aos Estados Mineradores;

– Lançamento da publicação “Políticas Públicas para a Indústria Mineral – Edição 2020”, com avaliações e sugestões de políticas voltadas a estimular o desenvolvimento do setor;
– Apresentações e debates sobre os desafios do licenciamento ambiental na Amazônia para a mineração e outros setores produtivos;

Sustentabilidade & Segurança Operacional

– Avaliação sobre a adoção, pelas mineradoras brasileiras, do novo padrão global para barragens de rejeitos da mineração;

– Implantação do TSM Brasil, uma metodologia canadense adaptada à realidade brasileira voltada a elevar o padrão de sustentabilidade do setor;

– Apresentação sobre o avanço da estruturação de metas de longo prazo, correspondentes à Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade – trata-se de documento institucional pelo qual as mineradoras aderem voluntariamente a um movimento setorial com o objetivo de elevar o padrão de sustentabilidade de suas operações, bem como a segurança operacional. A Carta Compromisso foi anunciada em setembro de 2019;

– Iniciativas para a Mineração do Brasil ser contribuinte efetiva do cumprimento dos ODS, os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas;

– Reparação de acidentes em Minas Gerais.

Mineração & Sociedade

– Apresentação e debate do plano de desenvolvimento territorial dos municípios mineradores, no qual, as mineradoras serão agentes atuantes em apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades Brasil afora;

– Lançamento do estudo “Mineração como uma parceira para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes – aprendizado brasileiro” – aborda o papel desempenhado pelo setor mineral em prol das comunidades na luta contra a pandemia;

– Debate sobre políticas de diversidade e inclusão na mineração.

Solenidade de abertura – dia 24/11 às 16h – Sala Belém

Participação virtual de:

– Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque;

– Embaixadora do Canadá, Jennifer May, representando as unidades diplomáticas de vários países participantes da EXPOSIBRAM;

– Governador do Pará, Hélder Barbalho;

– Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant;

– Senador Antonio Anastasia, representando o Senado Federal;

– Deputado Federal Joaquim Passarinho, representando a Câmara dos Deputados;

– Presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer;

– Diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido;

– Dirigentes de entidades do setor empresarial, governos estaduais, prefeituras, governo federal, ONGs, entre outros.

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2020

Site: http://www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020

Data: 24 a 26 de novembro de 2020

Horários:

24/11 – 8h30 às 19h

25/11 e 26/11 – 9h às 19h

Clique aqui e faça sua inscrição para participar do evento

Secretaria Executiva: 55 (31) 3444-4794 / comercialexposibram2020@ibram.org.br